15 de nov. de 2007



O sentido tátil é muito importante para o desenvolvimento motor e artístico.

É também fonte de prazer, de conhecimento do mundo exterior, pois, por meio desse sentido, percebemos a maciez, a aspereza, o frio, o calor dos objetos ao seu redor.

Brincar com terra, barro, argila, massinha é divertido, mas não só isso: é uma forma de manter contato com os elementos da natureza, de forma construtiva, artística, e de interferir criativamente em seu meio.

A brincadeira com papel machê envolve, além desses aspectos, a questão ambiental, tão discutida nos dias de hoje, mas ainda pouco incorporada em nosso cotidiano, uma vez que continuamos seguindo o mesmo ciclo de consumismo irracional que leva ao desperdício e ao quadro de poluição e de esgotamento dos recursos ambientais.

O papel machê, juntamente com a reciclagem e com a reutilização, envolve, antes de mais nada, a seguinte reflexão: afinal, o que é lixo? O que é descartável? Aquela folha de papel que me serviu de rascunho para a prova de matemática deve necessariamente ir para o lixo? Ou será que ela serve para alguma coisa?

A partir dessa reflexão, deixamos nossa postura inconsciente de meros produtores de lixo e passamos a ser criadores de novos hábitos, mais limpos, conscientes, cri-ativos. Por que não criar, assimilar e reproduzir novos hábitos e valores, de forma lúdica e artística? Então, mãos à massa e à obra, para um mundo novo, colorido e saudável. Em todos os sentidos.


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA:


BubbleShare: Share photos - Print Christmas Coloring Pages.

2 comentários:

Anônimo disse...

com certeza eu vou querer um balão — pode ser de mesa.

meu marido foi Baloeiro. Ele é simplesmente APAIXONADO por bolões...

posso encomendar algum desenho espeçífico?

nem sei se estão a venda... mas enfim: quanto custa?

faz tempo que eu estou querendo um balão...

Anônimo disse...

valeu tio e tamara o blog ficou bacana !!!